Ervas

Hoje recomeça, nos Estados Unidos, o seriado "Weeds" ("ervas"): Uma mãe-de-família da pasteurizada e alienada classe média americana passa a vender maconha para sua bem-comportada vizinhança depois que seu jovem marido morre de enfarto. Por trás da falsa moralidade, a sociedade se revela. Não bastasse o argumento provocativo e um elenco bem montado, os diálogos mordazes são hilários. Surpreendentemente, há tempos um seriado não batia tão forte na hipocrisia e ignorância da sociedade mais massificada do planeta. E continua no ar! A explicação vem dos próprios fãs: o tipo de gente que elegeu Bush não assiste a esse tipo de comédia inteligente. E quando assiste, não a entende muito bem. Além do mais, só é exibido na TV a cabo. Há! Mas o mundo todo acompanha os episódios, pela TV ou pela Internet.

Veja esse trecho de conversa entre Andy, o cunhado porra-louca, e Doug, membro do conselho municipal, enquanto se alternam cachimbando a "maria" (tradução minha):
- Bom, eu não vou pro Iraque lutar uma guerra de mentira por dinheiro de petróleo.
- Guerra de mentira? E o onze de setembro? O Irã não escondeu os terroristas?
- Estamos em guerra com o Iraque, Doug. E nenhum dos dois países teve nada a ver com a explosão das Torres Gêmeas.
- Bem... os dois têm areia.
- Bush invadiu uma nação soberana, afrontando as Nações Unidas. Ele é um criminoso de guerra. E agora querem que eu seja um de seus capangas, no meio do deserto, com a porra de um alvo na minha cabeça, esperando ir para os ares num carro com uma bomba armada por um moleque de 12 anos que adorava "Friends" e "Metallica" até que um de nossos mísseis explodiu a casa dele? Eu, não.
- Eles tinham armas de destruição em massa.
- Nunca houve armas de destruição em massa!
- Não? Bem... o que seja. Olhe, eu tenho um monte de coisas pra fazer.
- Me diga uma só coisa que você tem que fazer que seja mais importante do que a tomada de nossa democracia pelas corporações?
- Eu tenho que dar uma cagada.

Só uma coisa: se você estiver fora dos Estados Unidos, poderá não ver o site do seriado. Os produtores (Showtime) costumam não permitir acesso externo. Eis o link: www.sho.com/site/weeds/home.do

Não permitem, mas não conseguem impedir. Entre no site www.proxy.org, digite o endereço acima, escolha um proxy e deixe o espírito de liberdade da Internet agir. E veja as novidades do seriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário