Nem tanto ao mar, nem tanto à terra


No outono de 1998, Lisa May Stevens, uma mulher de 32 anos de Idaho, nos Estados Unidos, foi acampar. Lisa passou a maior parte de sua vida ouvindo que era homem, mas aos vinte anos já havia descoberto a verdade a respeito de seu gênero sexual: ela nascera hermafrodita e médicos operaram sua genitália quando ainda era bebê. Depois da descoberta, ela consultou seu padre confessor, que lhe respondeu que Deus geralmente condena o suicídio mas, no caso dela, Ele certamente abriria uma exceção. Uma década mais tarde, no terceiro dia de acampamento, ela pôs uma pistola debaixo do queixo e puxou o gatilho.

É assim que Gerald N. Callahan, professor associado do departamento de microbiologia, imunologia e patologia da Universidade do Colorado (Estados Unidos) começa seu livro "Between XX and XY - Intersexuality and the Myth of Two Sexes", ou "Entre XX e XY - Intersexualidade e o mito dos dois sexos". O mito é a crença geral de que existem só dois sexos, definidos pela combinação de cromossomos XX para mulheres, XY para homens. Simploriamente, dizemos que alguém é macho quando tem genitália masculina e fêmea quando tem genitália feminina. No entanto, há homens XX,  mulheres XY e uma grande variedade de outras combinações. Até pessoas XXXY. Um artigo da revista Discovery afirma que por ano, nascem, no mundo, 65 mil crianças com sexo indeterminado, ou seja, que não são identificados como meninos ou meninas logo de cara. A grande verdade é esta: estamos todos entre um extremo e outro. Somos todos intersexuais.

Em entrevista à revista Época, o professor Callahan disse que seu trabalho mudou sua forma de ver o mundo: "Numa sala cheia de pessoas, hoje, tenho uma noção muito maior da variedade, e não espero que as pessoas se comportem de uma maneira ou de outra. Até mesmo sobre mim não penso mais do mesmo jeito. Penso em mim mesmo como uma mistura entre feminino e masculino: estou em algum ponto no meio desses dois extremos. Hoje penso no sexo de uma pessoa como se pensasse em sua posição política ou na cor de seus olhos ou cabelos. Não consigo mais dividi-las tão facilmente em duas categorias e esperar delas um certo tipo de comportamento."

Se ligue: De acordo com a Intersex Initiative, "hermafrodita" refere-se a organismos que têm dois conjuntos de órgãos sexuais, como caracóis e lesmas. Os humanos têm grande variedade de combinações entre XX e XY, portanto, são intersexuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário